Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

DE VOLTA ÀS AULAS
 


Início de mais um ano letivo e, em consequência disso, uma nova etapa de vida repleta de atividades escolares surgiria para preencher o dia a dia do garoto Pé no Bolo e dos demais alunos de sua classe, a exemplo do ano que tinha ficado para trás.
Diferentemente de anos anteriores, principalmente naqueles momentos em que ele não conseguira ser muito feliz no desempenho da sua missão como aluno dedicado aos estudos, Pé no Bolo não estava com o semblante amarrado, preocupado com seu retorno às aulas, que é próprio daqueles alunos que têm dificuldade em sala de aula ou pouco interesse pelos seus estudos.
Fazia gosto de ver seu ar de felicidade momentâneo; devido ao seu temperamento irrequieto e arteiro, poderia até se imaginar que aquela mudança passageira seria por causa da oportunidade que ele teria de poder brincar à vontade com os seus colegas de classe e demais alunos de sua escola, durante mais um ano letivo.
Sua professora que é uma educadora aplicada e muito atenta às mudanças de atitudes dos seus alunos, ao vê-lo bem quietinho, mas muito atento para com as orientações iniciais de praxe, ficou surpresa com o seu novo modo de agir, posto que, aquele comportamento calmo e, sobretudo ordeiro, não lhe era muito peculiar. Sem muita perda de tempo, ela fez questão de se aproximar um pouco mais dele, bem como dos demais alunos da classe, cumprimentando-os em seguida:
- Meus queridos alunos, eu espero que no decorrer deste ano letivo que ora se inicia, nós tenhamos momentos proveitosos e de efetiva troca de conhecimentos durante nossas aulas diárias.
Pé no Bolo não cabia dentro de si de tanta felicidade em razão da oportunidade que ele teria de estudar com a mesma professora do ano anterior e os mesmos colegas de classe, também; pela maneira alegre e bem comportada de ele se portar perante sua professora e demais colegas de classe, tudo levaria a crer que todos vivenciariam, por mais um ano, o dia a dia de um ambiente escolar festivo e promissor.
Após a fala da professora, ele parou, ali, num determinado espaço do pátio da escola, fitou por alguns segundos um pouco de tudo que estava à sua volta, cumprimentou um a um todos os seus colegas de classe, deu um abraço na professora, conferiu os seus pertences escolares amontoados na sua bolsa e, em seguida, pediu licença para se retirar, indo acomodar-se no seu cantinho dentro da sala de aula.
Toda a classe ficou perplexa com aquela sua nova atitude; a professora dele, por sua vez, bastante surpresa com tudo o que acabara de presenciar, aproveitou o ensejo para fazer um breve comentário a respeito do ocorrido e disse:
- Meus queridos alunos, eu estou muito feliz, sobretudo muito satisfeita, com tudo o que acabei de vivenciar. O ideal seria que a prática desse ritual de aplicação das regras de boas maneiras, praticado por esse aluno que acabou de se dirigir para a sala de aula, pudesse nos servir de exemplo, não só aqui no nosso ambiente escolar, mas em todas os momentos dos nossos convívios sociais.
- Bom retorno a todos e que no decorrer dessa nova etapa de convivência mútua nesse nosso segundo lar, possamos nos entender tão bem como o fizemos nos anos anteriores - finalizou.

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 09/11/2008
Alterado em 09/06/2020

Site do Escritor criado por Recanto das Letras