Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

CASCAS-GROSSAS

Dois homens situados um de cada lado das margens de um rio, pescavam de anzol e se esforçavam bastante para ouvir o que um deles falava para o outro e tentavam, assim, manter a conversa em dia.

- Compadre, o senhor está me ouvindo? Eu acabei de pescar um casca-grossa (nome que é dado para um pequeno curimbatá, de escamas grandes, existente na região). E o senhor, já pescou alguma coisa hoje?

Devido ao vento que soprava naquela hora, o pescador que estava do lado contrário ao vento, não conseguiu ouvir direito o que o outro perguntou e meio irritado, retrucou:

- Compadre, eu acho bom que o senhor me respeite, pois eu não sou nenhum casca-grossa, não. E se existe algum casca-grossa ele está justamente aí, do lado de lá.

O pescador que estava do lado oposto da margem do rio (a favor do vento), sem entender o que estava acontecendo e talvez querendo desfazer o mal-estar criado pelo seu compadre, respondeu:

- É engano seu, meu compadre. Há cascas-grossas dos dois lados. O senhor é que não está conseguindo pescá-los direito. No meu entender, o senhor não vai precisar mudar de lado não...

Resumo da estória: episódios como esse ainda são vivenciados por pescadores que de vez em quando ocupam as margens desse rio quase piscoso, mas o que não se sabe ao certo é se o número de “cascas-grossas” tem aumentado ou diminuido...

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 27/11/2008
Alterado em 12/12/2008

Site do Escritor criado por Recanto das Letras