Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

CASA DE NOCA
 
Pedro e Paulo, amigos de copo há muito tempo, discutiam política e expressões populares na frente do bar onde costumavam jogar sinuca e molhar a goela de vez em quando, decidiram fazer perguntas um ao outro.

Pedro, metido a sabichão, perguntou ao Paulo:

- O que significa a expressão “casa de mãe joana"?

Paulo, meio desacorçoado, mais preocupado em proteger o copo que estava á sua frente, olhou para um lado e para o outro, coçou a cabeça e nada soube responder.

Pedro fez outras perguntas e Paulo tentava, tentava e nada respondia.

Pedro, cansado de jogar sua sabedoria popular fora, deu sua última cartada:

- Você sabe o que é “casa de noca”?


Paulo, sorriu, pigarreou um pouco, arrumou o suspensório e, num tom sarcástico, deu sua resposta:

- Segundo uma definição encontrada no dicionário informal brasileiro, a expressão popular “casa de noca” serve para designar a situação de uma casa que todos mandam, ela não tem dono, nem governança. Em suma, é uma casa bem bagunçada – finalizou.

Pedro, sentindo-se ameaçado com a resposta rápida e detalhada do seu parceiro de copo e não querendo perder ponto para ele decidiu ir mais além:

Paulo, você disse que na “casa de noca” ”todos mandam... e que ela não tem dono, nem governança”... Será que essa situação tem algo a ver com o momento político que o nosso país atravessa?

 
Sem parar para respirar, Paulo disse que na hipotética “casa de noca” governamental não há nenhuma correlação de comando que se possa comparar com o que se vive na “casa de noca” tradicional e, em seguida, fez algumas perguntas para o Pedro:

- Quem manda na “casa de noca” governamental?

- Quem é o “dono” dela?

- Há alguém em condições de “administrá-la” de forma plena, na atual conjuntura?

Silêncio total na plateia ali presente. Pedro franziu a testa, olhou para o Paulo de forma atravessada, balançou a cabeça de forma negativa e foi embora.


 



 
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 28/04/2016
Alterado em 28/04/2016

Site do Escritor criado por Recanto das Letras