Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

IMAGENS E IMPRESSÕES...
 

Etimologicamente falando, o vocábulo imagem é a representação, a reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou de um objeto, bem como o aspecto particular pelo qual um ser ou um objeto é percebido, assim como uma cena, um quadro etc. e, sempre em função disso, o ser humano, crédulo ou incrédulo, tem assimilado e convivido com os reflexos de  imagens e semelhanças, as mais variadas, durante sua vida.
Em a Bíblia Sagrada, que é uma coleção de livros sagrados escritos por antigos profetas e historiadores, há uma conotação forte voltada para esse entendimento, especificamente no livro de Gênesis, cap. 1, versículo 26 e, assim, lá está escrito:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
No versículo seguinte do mesmo capítulo, também está enfaticamente grafado: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
É evidente que Deus não criou o ser humano exatamente como Ele, porque Deus não é um ser feito de carne e osso como o fomos criados. Deus não possui corpo físico como o nosso, pelo menos essa é a impressão que carrego dentro de mim, portanto, devemos nos contentar em sermos apenas reflexos da Sua glória.
No decurso de sua passagem por este plano terrestre o ser humano tem sido muito cobrado por causa da possibilidade de sua adoração ou não de imagens que se lhes são atribuídas no seu dia a dia. São, por vezes, imagens reais, irreais, reflexivas, entre outras, que são formadas na sua mente todos os dias e que poderão marcá-lo por toda a sua existência.
Levando-se em consideração que cada pessoa vê a imagem de seu Deus à sua maneira, qual é a imagem que você cultiva de seu Deus, atualmente? Seria uma imagem parecida com aquela que você tem de seus pais biológicos ou adotivos, daquela imagem dos seus avós, ou até daqueles seus  amigos que já partiram dessa para uma melhor?
A impressão que tenho é que você está metido numa situação meio embaraçosa e que tomado por uma comoção extra fará de tudo para não se abalar ou ficar chocado. Tentará não ser apanhado de surpresa, ou talvez tente emitir uma vaga opinião sobre o assunto, quiçá, um palpite, fruto de uma sensação advinda de sua intuição.
Por fim, você seria capaz de descrever os traços fisionômicos desse Deus Pai, Todo Poderoso, aquele que nos criou à sua imagem e semelhança e que em algum momento nos enviou Seu filho Jesus Cristo para nos remir e salvar?
É claro que a primeira impressão é a que sempre fica e, independente de sabermos que nunca veremos Sua imagem física e que jamais seremos totalmente como Ele, uma vez que Ele é o Criador supremo, produto de nossa imaginação, deveremos nos contentar com o fato de sabermos que temos a capacidade de refletir Seu caráter através do amor, do perdão, da paciência, da bondade e da fidelidade.
Desta forma, ao saber que fomos criados à imagem de Deus e ao mesmo tempo compartilhar muitas de Suas características, provê uma base sólida para a imagem própria, até porque o autovalor do homem não está baseado em posses, conquistas, atrativos físicos ou aclamação pública. Ao contrário, ele está baseado no fato de sermos criados à imagem de Deus. E se fomos feitos à imagem dEle, podemos nos sentir bem a respeito de nós mesmos. Criticar ou depreciar o que somos é criticar o que Deus fez e as habilidades que Ele nos tem dado.
Por fim, saber que você é uma pessoa de valor ajuda-o a amar a Deus, conhecê-lo pessoalmente e, destarte, prestar uma valiosa contribuição às pessoas ao seu redor.


Fonte de pesquisa para a elaboração deste texto: https://www.bibliatodo.com/pt/a-biblia/joao-ferreira-de-almeida-corrigida-1948/genesis-1

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 04/10/2021

Site do Escritor criado por Recanto das Letras