Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

IN/CERTEZA(S)

 

Certa pessoa que andava meio sem rumo e sem reunir as mínimas condições necessárias para gerir os problemas em geral que carregava sobre seus ombros, parou um pouco para pensar e de forma decidida se questionou:

- De onde vim, o que estou fazendo aqui neste mundo e para onde irei após a minha morte?

Em princípio, se imaginarmos que somos seres vivos e que mais dia menos dia morreremos, estejamos com problemas ou não para resolvermos, estaremos diante de outro dilema:

- Já que esse momento futuro que todoas as pessoas o aguardam ansiosamente e que é inevitável a sua chegada o qual carinhosamente elas o chamam de amanhã ou de futuro, para que se preocuparem demasiadamente com ele?

Indubitavelmente, a chegada de um novo amanhã é tida como certa e inevitável para quem permanece vivo, durante o dia de hoje, daí outro questionamento poderá surgir:

- O que faremos com os problemas de esses outros amanhãs que virão se ao menos não conseguimos ficar sem pensar neles um só momento nesse hoje que vivemos e se nem mesmo sabemos para onde iremos?

Quanto à questão relativa à procedência dessa pessoa que está envolta de problemas existenciais, decerto ela imaginará que veio da junção carnal do pai e da mãe dela, o que poderá não ser verdade, se ela for um filho adotivo.

Já quanto ao futuro dela após a sua morte, ela poderá imaginar que irá para o céu; na pior das hipóteses pensará que irá para o inferno, mormente se ela for pessimista aos extremos, como o foram certos ex-moribundos do passado, momentos antes de sua partida.

Em suma: o ontem (passado), o hoje (presente) e o amanhã (futuro) são divisões temporais naturais causadas pelo surgimento dos dias e das noites que vivermos plenamente ou não, em que pese a preocupação que as pessoas têm para com o futuro, sem ao menos conseguir se desvencilhar daquele terrível apego ao passado.

Por fim, querer saber de onde veio, o que está fazendo aqui neste mundo e para onde irá após a morte, pouco importará se a pessoa não conseguir viver plenamente um dia após o outro durante o tempo que lhe for concedido pelo Criador dos Céus e da Terra, totalmente desapegada de essa preocupação excessiva com o que já passou e com o que ainda virá...

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 10/06/2023
Alterado em 19/06/2023

Site do Escritor criado por Recanto das Letras