Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

ALMAS DEPENADAS
 
Crianças e alguns adultos morrem de medo de estórias e causos que tratem de almas penadas. Alguns adultos acreditam que as almas penadas só aparecem para as pessoas que tem medo delas. Outros acham que almas penadas nunca existiram e que é tudo fruto da imaginação de quem vive pensando nelas.

Na minha opinião, quando alguém fala de alma penada está sempre se referindo a um ser do universo sobrenatural, ou melhor, ao espírito de pessoas que morreram que voltam à vida terrena para resolver alguma pendência deixada enquanto eram vivas.

A crendice popular acredita na existência de alma penada, isto é fato. Mas será que existe alma depenada?

É claro que sim. Tanto uma, quanto a outra, existe na sua plenitude.

A primeira só é considerada como tal depois que uma pessoa morre. Já a segunda acontece ainda com a pessoa viva, senão vejamos:

Recorrendo ao dicionário informal brasileiro, vejo que “depenar” significa arrancar as penas de ou perdê-las. Ainda pode ser tirar o dinheiro, os bens de alguém; tirar as peças de um veículo roubado ou abandonado.

Trazendo essas definições para o dia a dia de uma pessoa assalariada que paga impostos, luta bravamente para se manter com o alto custo de vida atual, que paga convênio médico para não ter que se submeter às torturas do SUS (Sistema Único de Saúde) existente em âmbito nacional, entre outras situações de penúria, tais como: pagar aluguel, água e luz em dia, é fácil entender que além da penada, a alma depenada também existe.

Tanto a primeira, quanto a segunda, carecem da benevolência e do espírito caritativo de algumas pessoas aqui na terra, caso contrário a primeira se aliará à segunda e haja SPC (Serviço de Proteção ao Crédito); SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito); e a CERASA  em ação para resolverem a contento as suas pendências terrenas e até extraterrenas.

Enfim, tanto a alma penada, quanto a alma depenada, passam por um tipo de provação, mas as almas depenadas tendem a sofrer mais na sua vida terrena, antes de se transformarem em almas penadas propriamente ditas.
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 08/05/2016
Alterado em 08/05/2016

Site do Escritor criado por Recanto das Letras