Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

OURO DE TOLOS
 
Ouro de tolo é a denominação popular dada ao mineral chamado pirita, muito parecido com o ouro em pepita. Consta nos anais da história norte americana que na Califórnia e no Alasca, naquelas corridas do ouro do século XIX, pessoas mal-intencionadas "semeavam" pirita em um terreno qualquer para vendê-lo a bom preço aos tolos para a captação do ouro que não existia. Geralmente, aquele que comprava tal “promessa” aurífera ficava no prejuízo.

Trazendo essa situação para o mundo contemporâneo, principalmente para o mundo da política partidária brasileira, é fácil perceber certa semelhança com o comportamento usual e desonesto de alguns políticos. Geralmente, o candidato carecedor do recebimento de votos “semeia” suas promessas mirabolantes e o eleitor iludido acaba acreditando em tudo o que lhe foi dito e ali “garimpa” todas as suas esperanças.

Atualmente, em razão das turbulências político-partidárias vividas no âmbito do governo central, muitos eleitores desiludidos com a performance de alguns partidos políticos que davam a entender que tinham projetos promissores, estão debandando para outros que estão “semeando” promessas mais vantajosas, anunciando a chegada de bons momentos para todos, já nas eleições vindouras.

Lá, nos estados americanos, as pessoas encontravam algo brilhante, amarelo e pesado chamado "pirita" e meio deslumbradas o confundiam com o ouro verdadeiro. Aqui, os eleitores ora deslumbrados, ora desiludidos tentam encontrar alguma luz no fim do túnel, mesmo que ela não seja tão reluzente, mas acabam encontrando o verdadeiro “ouro dos tolos” nas promessas feitas pelos políticos em evidência que, descaradamente, se auto intitulam como os verdadeiros salvadores da pátria.
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 07/07/2016

Site do Escritor criado por Recanto das Letras