Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

ERA UMA VEZ UM POVO...

 
Era uma vez um povo que vivia em um lugar muito distante das civilizações do mundo contemporâneo que ora povoam esse mundo que conhecemos, que estava em constantes conflitos com os habitantes de um planeta que tinham o modo de viver meio parecido com os que vivem no nosso planeta Terra.

Lá nesse mundo surreal não havia violência de nenhuma natureza entre as pessoas do mesmo universo. Pessoas carentes de recursos básicos para sua sobrevivência, nem pensar. Governantes eleitos através do voto, que se enquadrassem na condição de corruptos ou de corruptores, lá nunca existiu, muito menos eventuais governados que vivessem à espera de benesses oferecidas por seus governantes naturais e espontâneos, tentando com isso fazê-los se perpetuarem no poder.

O povo desse lugar imaginário era trabalhador aos extremos e uma boa parte de tudo o que produzia tentava vender para as comunidades vizinhas e estas, por sua vez, também trabalhavam exaustivamente nas suas áreas produtivas para oferecerem o que havia de melhor, por um preço razoável, para esse povo do mundo surreal, se utilizando, para tanto, de uma transação comercial meio parecida com aquela que o povo do mundo moderno chama de balança comercial favorável.

A carga tributária que os contribuintes de lá pagavam era baixíssima e as pessoas assalariadas ganhavam razoavelmente bem. Já os de cá sofriam horrores com os altos tributos pagos, diuturnamente, e não recebiam salários compatíveis com os gastos tributários que recaiam sobre si. Havia entre eles uma acomodação natural, adaptada à aferição das receitas e despesas do modo de vida de cada um em particular.

Certo dia, após consultar os deuses de outros universos mais evoluídos social e economicamente falando, alguém do universo que tinha o povo menos beligerante teve a ideia de pleitear a união dos dois povos que viviam em conflito, mas para isso seria necessário a realização de um plebiscito. Através dele seria escolhido um líder master o qual teria a missão de unir os dois universos e sanear os problemas políticos, sociais e econômicos que os afligiam.

Depois de muitas rusgas e intrigas internas entre os dois povos, o plebiscito foi aceito e realizado, mas para a surpresa geral dos participantes dos dois universos o resultado terminou empatado.

A realização de um novo plebiscito fora descartada tão logo a proclamação do resultado oficial fora anunciada. Nenhum dos dois povos queria sair da zona de conforto em que se encontrava, muito menos queria tentar se adaptar ao modo de viver do povo do universo vizinho e vice-versa.

Muitos anos já se passaram depois da ocorrência desse dia especial na vida dos povos desses dois universos conflitantes que tentaram mudar drasticamente suas formas de viver.  Contudo, pelo pouco que se sabe a respeito deles, ou seja, pelas poucas notícias que se tem de lá, é sabido que eles continuam vivendo entre trancos e barrancos.

Não há entre eles um sistema socioeconômico e político previamente definido, nem um sistema de comunicação confiável que os ajudem a entender o que se passa entre eles, mas para compensar essa carência de informações confiáveis, eles têm procurado viver de acordo com a mentalidade ideológica copiada de outro universo vizinho, que eles entendem seja um pouco mais evoluído, política e economicamente falando e acreditam que serão felizes para sempre.

Moral da história
Quando o sistema educacional e político de determinado povo lhe proporciona o mínimo necessário em termos de educação básica e recursos socioeconômicos para sua efetiva inclusão social e esse povo é, ao mesmo tempo, bem informado pelos meios de comunicações de massa onde ele se encontra inserido, ele tende a viver melhor e a sofrer menos.
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 15/05/2019
Alterado em 26/05/2019

Site do Escritor criado por Recanto das Letras