Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

CUIDE BEM DELES...

Um ser humano com a idade um pouco avançada e uma criança, a partir do seu nascimento, até pouco menos de dois anos são, anatomicamente falando, muito parecidos e, geralmente, algumas pessoas não conseguem entender essas “semelhanças” existentes entre eles.

A chegada da idade avançada tende a tirar um pouco da capacidade mental e produtiva do ser humano e, na maioria das vezes, em situações especiais, esse momento de sua vida requer que se tenha muita paciência com o seu senso de compreensão e, na medida do possível, se deve passar a mão na cabeça da pessoa idosa, no sentido figurado.

Quanto à criança recém-nascida é necessário que se passe a mão pela cabeça dela, literalmente falando, de forma constante, até que se perceba se aquela estrutura craniana mais macia e flexível que fica no topo da cabeça, a fontanela, mais comumente conhecida como moleira, já está fechada ou se ainda está aberta.

Na verdade, há duas moleiras a serem observadas no recém-nascido: a que fica no topo da cabeça (a fontanela anterior ou frontal) e a da parte de trás da cabeça (a fontanela posterior).

A moleira localizada na parte de trás da cabeça tende a se fechar em dois meses após o nascimento da criança. A frontal costuma fechar até o 18º mês de vida do bebê.

As moleiras são normalmente planas quando o bebê está deitado, ou levemente deprimidas quando o bebê está em posição vertical. Segundo a neonatologista do Hospital Santa Joana, Sra. Michele Martins Amaral, a moleira pode pulsar, parecido com o pulsar do coração. "É a manifestação da frequência cardíaca do bebê através da rede venosa local", explica.

A pulsação da moleira é composta por movimentos sutis de elevação na região mole da cabeça e que não devem causar preocupação.

Outras alterações da moleira podem indicar alterações no organismo do bebê, como um todo. Por isso é importante que os pais conheçam suas crianças e prestem atenção nos sinais que elas apresentem no dia a dia. O mito de não olhar para a moleira e ou mesmo não a tocar deve ser deixado de lado.
 
Entenda o que cada alteração na moleira pode indicar:
 
Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança realiza um esforço como cólicas, tosse, febre ou choro
Moleira baixa ou funda: a moleira afundada indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo indicar desidratação ou mesmo doenças possíveis de serem identificadas pelo médico pediatra
Moleira alta: pode indicar um aumento de pressão craniana no bebê e pode indicar um quadro de infecção. Se a moleira estiver alta, é preciso que ele seja levado para o hospital

 
Em se tratando de recém-nascidos é importante o acompanhamento de um pediatra para a verificação mês a mês do crescimento do crânio, assim como do fechamento da moleira de maneira correta.
 
Igualmente aos bebês recém-nascidos, os idosos em geral também carecem de cuidados no seu dia a dia.

Não é segredo que com a chegada do envelhecimento é necessário que se tenha alguns cuidados para com o idoso e neste ciclo derradeiro da vida humana, a consulta frequente a um geriatra deverá fazer parte de sua rotina de vida.

Por isso, é importante estar a par de alguns cuidados essenciais para garantir uma boa saúde física e mental do pessoal da terceira idade.

A maioria dos idosos faz questão de manter sua independência. Isso não é algo ruim, mas a terceira idade necessita de cuidados diversos com o idoso. Alguns cuidados precisam ser mais minuciosos.

Além dos cuidados gerais que os idosos necessitam, eles passam a depender também de cuidados externos, tornando os idosos mais dependentes.

Com o avanço natural do envelhecimento o idoso precisa de ajuda para realizar tarefas simples. Fazer sua higiene pessoal, ir às compras, ir ao médico, limpar a casa, entre muitas outras tarefas rotineiras são exemplos de atividades que passam a depender da ajuda de uma outra pessoa. Cuidar da saúde de um idoso é fundamental.

Os idosos devem ser vigiados de perto. Sempre que possível os acompanhe nas atividades do dia a dia.

 . Sempre que possível acompanhe o idoso ao médico. Tenha cópias do histórico médico dele.
. Adquira uma caixa divisória que facilite na organização dos medicamentos que o idoso deve tomar ao longo do dia.
. Faça questão de oferecer ao idoso uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada.
. Estimule a prática de atividade física regularmente.
. Lembre o idoso de sempre beber água. A hidratação nessa fase da vida é extremamente importante.
. Aproxime os laços familiares com o idoso. Essa aproximação leva-o a produzir serotonina. A serotonina é responsável pelo sentimento de felicidade e paz no corpo do idoso. 

 
Fique de Olho na Casa do Idoso.  Os cuidados com o idoso não se limitam apenas a sua saúde. Quando se fala em cuidados com o idoso significa cuidar desde a saúde dele até a disposição dos móveis em casa para evitar quedas.

Para os idosos que moram sozinhos, os cuidados mais importantes passam pela segurança da casa, portanto, na medida do possível é recomendável:


 . Colocar barras de apoio nos banheiros e ao lado dos sanitários;
. Colocar uma poltrona no quarto, para que o idoso possa se sentar na hora de se vestir e de se calçar;
. Iluminar bem todos os cômodos da casa, incluindo escadas e corredores;
. Instalar interruptores iluminados que são fáceis de serem encontrados à noite;
. Colocar um tapete antiderrapante no banheiro;
. Remover todos os tapetes escorregadios;
. Organizar os móveis da casa criando um espaço de circulação de fácil acesso para idoso;
. Organizar o guarda – roupa do idoso. Colocar tudo o que ele precisa em prateleiras baixas,
. Substituir os telefones convencionais por telefones para idosos. Isso facilita a comunicação do idoso com os familiares. Um exemplo de telefone para idoso é o ClickHelp.

 
Outrossim, é necessário que fiquemos de De Olho no Convívio Social do Idoso.

Além do cuidado com a saúde e com a organização da casa, precisa haver também o cuidado com a vida social do idoso. O que isso quer dizer?

Quer dizer que é importante que os cuidados com o idoso incluam também sua saúde psicológica. É importante incentivar o idoso a ter uma vida social. Isso leva o idoso a viver uma vida mais ativa e plena.
 
. Organizar atividades com toda família, que envolvam o idoso;
. Motivar o idoso a estar sempre arrumado. Levá-lo(a) ao salão;
. Reservar um tempo para conversar com o idoso no dia;
. Manter o idoso a par do que acontece com a família;
. Possibilitar que o idoso leia livros e jogue jogos que ajudam na memória;
. Incentivar que o idoso, dentro do possível, tenha sua própria independência.
 
A companhia física e a conversa são os melhores cuidados para com o idoso. Essa é a melhor opção para oferecer a ele uma boa qualidade de vida e uma boa saúde mental.

Demonstrar preocupação e interesse são ações que oferecem bons resultado e estimulam os idosos a cuidarem de si mesmos e buscarem uma vida plena.

Nossos bebês/crianças e nossos idosos, são bens preciosos.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/familia/materias/32846-moleira-do-bebe-entenda-como-cuidar-dela; https://www.clickhelp.com.br/quais-os-principais-cuidados-com-o-idoso-que-voce-deve-ter/
Enviado por Germano Correia da Silva em 12/02/2020
Alterado em 13/02/2020

Site do Escritor criado por Recanto das Letras