Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos


MILAGRE(S) E CURA(S)
 
Vivemos em todas as partes do nosso mundo conhecido, um momento atípico no que tange à saúde e à economia. A primeira, que tem afetado e mudado drasticamente nossos hábitos, depende da segunda e vice-versa, todavia, sem boa saúde não há economia sadia e a enfermidade da economia compromete sobremaneira nossa saúde e, como se vê, ambas estão à espera de um milagre.
No sentido literário, o vocábulo milagre significa um feito ou ocorrência extraordinária, incomum ou formidável que não se explica pelas leis naturais. Ele também é visto como um acontecimento admirável, espantoso, algo portentoso, prodigioso e maravilhoso.
Analisando o evento milagre, mormente, sob a ótica religiosa, entende-se como qualquer manifestação da presença ativa de Deus e, seguindo essa mesma linha de raciocínio, atribui-se a ocorrência dele a qualquer sinal advindo dessa presença divina, caracterizado, principalmente, por uma alteração repentina e insólita dos determinismos naturais.
Raramente, neste nosso mundo contemporâneo, é possível registrar algum fato extraordinário, que possa ser considerado como um milagre, sem que a ciência encontre uma justificativa plausível para desqualificá-lo e, se ele se referir a uma cura mirabolante, logo aparecerá uma maneira prática de enquadrá-lo como um eventual tratamento não preventivo de saúde.
Diferentemente do que ocorreu durante a permanência de Cristo, exercendo o seu papel de emissário de Deus, aqui na Terra, objetivando remir os homens de seus pecados, milagres esses que se acham registrados no livro Evangelhos, na Bíblia Cristã, a ocorrência de milagres não tem sido um fato corriqueiro  que possa surgir no dia a dia das pessoas comuns e incrédulas, sem que haja contestações.
Quiçá, pela falta de fé ou de algum sentimento similar entre os viventes deste plano terrestre conturbado e pecador, isso não mais seja possível acontecer.
Independentemente da fé de cada um de nós, há relatos de muitos milagres atribuídos a Jesus, os quais estão registrados na Bíblia Cristã, no Livro Evangelhos, conforme listados a seguir:


Transformou água em vinho — João 2. 1-11
Curou o filho de um oficial — João 4. 46-54
Curou um paralítico de Betesda — João 5. 1-8
Curou um cego de nascença — João 9.1-41
Andou sobre as águas e sem se molhar — João 6. 19-21
Ressuscitou Lázaro da morte — João 11. 1-44
Pescou 153 grandes peixes sem se molhar — João 21. 1-11
Expulsou um homem dominado por demônio — Lucas 4.33-35
Curou a sogra de Pedro — Lucas 4. 38-39
Pescou peixes que enchiam dois barcos — Lucas 5. 1-11
Curou um leproso — Lucas 5.12-13
Curou um paralítico descido pelo telhado — Lucas 5.17-25
Curou o empregado de um oficial romano — Lucas 7.1-10
Ressuscitou o filho de uma viúva — Lucas 7.11-15    
Curou muitas mulheres — Lucas 8. 1-3
Acalmou uma tempestade — Lucas 8.22-25
Curou o homem dominado por legião de demônios — Lucas 8.27-35
Curou a filha de Jairo — Lucas 8.41-56
Curou um menino endemoninhado — Lucas 9.38-43
Expulso um demônio de mudez — Lucas 11.14-23
Curou a moça encurvada de 18 anos — Lucas 13.11-13
Curou o homem com as pernas e braços inchados — Lucas 14.1-6
Curou 10 leprosos — Lucas 17.11-19
Curou um mendigo cego — Lucas 18.35-43
Previu a negação de Pedro — Lucas 22.31-34
Sarou a orelha cortada do empregado do Sumo Sacerdote — Lucas 22.50-51
Curou o criado de um capitão romano — Mateus. 8. 5-13
Ressuscitou a filha de um oficial — Mateus. 9. 23-26
Curou dois cegos — Mateus 9.27-31
Alimentou 5.000 pessoas com 5 pães e 2 peixes — Mateus 14. 13-21
Tirou uma moeda da boca dum peixe — Mateus 17.24-27
Curou a filha endemoninhada da mulher cananeia — Mateus 15.21-28
Alimentou 4.000 pessoas com 7 pães e alguns peixes — Mateus 15.32-38
Secou uma figueira infrutífera — Mateus 21.18-22
Curou a mão ressequida de um homem — Marcos  3. 1-6
Curou uma mulher com hemorragia — Marcos 5. 21-43
Expulsou o demônio de uma menina — Marcos 7. 24-30
Curou um surdo-mudo — Marcos 7.31-37
Restaurou a visão de um cego — Marcos 8.22-26


Indubitavelmente, estamos vivendo um momento muito conturbado no tocante à saúde e à economia, mas se não nos segurarmos firmes nas mãos de Deus, por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo, e deixarmos de acreditar por algum momento que a ciência poderá encontrar uma saída vitoriosa, seria o mesmo que desacreditarmos em todos esses feitos produzidos por esse mesmo Jesus, sobretudo naquele desfecho retratado em Lucas 8. 22-25.
Sem sombra de dúvida, precisamos mais do que nunca da ajuda da ciência por meio dos conhecimentos das pessoas que a conduzem no momento, e ainda muito mais da presença de Deus por meio da nossa fé.
Geralmente, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida, é fácil pensarmos que Deus perdeu o controle e que estamos à mercê dos ventos do destino. Na realidade, Deus é soberano, Ele controla a história do mundo como também nosso destino pessoal. Da mesma maneira como Jesus acalmou as ondas, Ele poderá acalmar qualquer tempestade que possamos enfrentar.
Como já foi dito antes, milagre é um feito ou ocorrência extraordinária, incomum ou formidável que não se explica pelas leis naturais, mas quando Deus está no controle há sempre a possibilidade de encontrarmos uma saída, ainda que para a  maioria das pessoas ela possa lhe parecer miraculosa.
Digamos, pois, todos, uníssonos: Deus está no controle e nós à procura de um milagre e/ou  da chegada de uma vacina eficaz para que possamos impedir o avanço impiedoso dessa pandemia. Amém!
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 05/12/2020
Alterado em 05/12/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras