Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

ZEZINHO PÃO E VINHO...

 

Em princípio, o leitor que se vê diante dessa expressão Zezinho Pão e Vinho, poderá imaginar tratar-se de um texto similar àquele do livro intitulado Marcelino Pão e Vinho, cuja intensão do escritor espanhol José María Sánchez-Silva era transmitir às crianças as crenças e os dogmas da fé católica, ensinar-lhes sobre a vida e sobre a religião, mas se direcionarmos o entendimento do teor descritivo deste texto para os lados social, comunitário e medicamentoso da prosa que veremos a seguir, concluiremos que ele deverá ser visto de outra maneira.

José Santos, é um homem desempregado, uma pessoa muito atenta às orientações políticas e partidárias do cabo eleitoral do seu candidato de estimação, e acabara de chegar à padaria existente no seu bairro para comprar pão e em seguida tomar uma taça de vinho, cortesia da casa e, como de costume, o tem feito todos os santos dias.

Outrossim, precisava demonstrar para os seus vizinhos que aquele dinheiro que ele recebera dias antes, referente ao Auxílio Emergencial, ora denominado de Auxílio Brasil, estava sendo muito bem empregado. Afinal, a principal destinação daquele montante de dinheiro pago pelo governo federal seria fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus.

Dias atrás, tão logo recebera o seu abençoado auxílio governamental, ele teria passado no mercadinho local para ali acertar as contas do mês anterior com o dono daquele estabelecimento. Ato contínuo, ele aproveitara o ensejo para fazer a compra daquele mês, composta por arroz, feijão, farinha de mandioca, açúcar, sal, margarina vegetal etc., e anotaria tudo naquela caderneta costumeira, seguida da assinatura de um papelzinho conhecido por todos como nota promissória.

Segundo ele, o patrão do seu filho mais velho, que coincidentemente é o dono do mercadinho onde ele tem feito suas compras mensais, é tido como um santo homem, e ele é um dos irmãos de um vereador muito amigo da família do José Santos. Por essas e outras razões, José tem procurado ser um fiel consumidor dos produtos alimentícios, entre outros, existentes ali naquele estabelecimento comercial.

Afirmou, com os olhos rasos de lágrimas, que o patrão de seu filho, sabedor de sua necessidade de tomar umas doses de vinho por dia para tratar de sua saúde, o tem presenteado com duas garrafas de vinho tinto, todas as vezes que ele vem fazer sua compra de mantimentos mensal.

O dono desse estabelecimento comercial onde Zezinho Pão e Vinho faz, em pelo menos uma vez por mês, suas compras de mantimentos, naquela sua costumeira função de paramédico local, tem dito para seu fiel cliente que a ingestão diária e moderada de vinho ajuda na prevenção de tromboses, pelo efeito anticoagulante do resveratrol e na prevenção de complicações da hipertensão arterial e de outros problemas cardiovasculares.

Ele ainda tem afirmado que o vinho promove a baixa do LDL, o “mau colesterol” e alta do HDL, o “bom colesterol”, e que o efeito anticoagulante do resveratrol e o antioxidante dos flavonoides beneficia portadores de Diabetes Mellitus. O Diabetes Mellitus(DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.

José Santos, que também atende pelo apelido de Zezinho, depois de viver tudo isso, tem sido tratado pelos seus amigos e conhecidos pela alcunha carinhosa de Zezinho Pão e Vinho. Primeiramente, porque é visto todos os dias comprando pão e tomando seu cálice de vinho, uma velha cortesia daquela padaria e, por fim, porque ao chegar à sua casa ele nunca esquece de completar sua dose do dia, mas ele sempre procurar harmonizar essa sua prática diária com a ingestão de comida para evitar indisposições gástricas.

Como se pode imaginar, o cidadão conhecido pelo apelido de Zezinho Pão e Vinho tem sido bem cuidado pelas pessoas de sua comunidade, mas ele tem de se cuidar bastante para evitar beber em demasia e que além de ele ter de comer naturalmente, durante suas refeições diárias, ele deverá procurar se hidratar bastante com água, antes, durante e depois do consumo de suas doses de vinho.

Tome muito cuidado, Zezinho Pão e Vinho!  A ingestão de bebida alcóolica e derivados (seu vinho, por exemplo), por tempo prolongado, sem o devido controle, ensejará o aparecimento de doenças como a cirrose e a pancreatite, vários cânceres, hipertensão arterial, entre outros, além de que está provado, ao longo dos tempos, que por mais inofensiva que a bebida alcoólica aparente ser, ela só tem feito bem para quem a produz e para quem a comercializa.

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 22/10/2022
Alterado em 08/11/2022

Site do Escritor criado por Recanto das Letras