Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

AS PARTES, OS LADOS E AS DORES DO CORPO HUMANO

 

Após o nascimento de um ser humano, é possível identificar-se, a olho nu, que seu corpo é dividido em três partes fundamentais que são: cabeça, tronco e membro.

A cabeça é formada pelo crânio e pela face. O tronco é composto pelo tórax e pelo abdômen; os membros são divididos em superiores e inferiores.

Os membros superiores são formados pelos braços, antebraços, ombros e mãos. Já os inferiores são formados pelo quadril, coxas, pernas e pés, evidentemente.

Quanto às partes fundamentais do corpo humano não há o que discutir, pois serão sempre essas, mas quanto aos lados, haverá sempre o lado direito e o esquerdo, o lado da frente e o de trás.

Os seres humanos esquerdos ou canhotos e os direitos ou destros, quando da realização de atividades diárias que exijam o uso simultâneo do lado direito e do lado esquerdo de seus membros superiores e inferiores, poderão conviver harmoniosamente entre si, até o momento em que eles não escolhem um lugar para sentar-se a uma mesa, pouco espaçosa, para fazerem suas refeições.

O ser humano canhoto quando se senta a uma mesa pouca espaçosa, entre outros dois humanos destros para fazer suas refeições, dá um trabalho danado, mormente para aquele que está a sua esquerda, a não ser que esse indivíduo, além de canhoto, seja ambidestro.

Quanto aos outros dois lados de um humano que são o da frente e o de trás, o da frente sempre levará vantagem em relação ao de trás, sobretudo por causa da localização dos sentidos da visão, da audição, do olfato e do paladar, situados na face sob a proteção da estrutura craniana.

O lado de trás, apesar de não dispor diretamente do sentido da visão para se situar, ou se locomover, poderá contar com a audição e o tato, sendo este o mais sensível de todos; ele está situado nos órgãos superiores e inferiores e tende a ajudar o corpo inteiro, até para quem, excepcionalmente, não dispõe dos demais sentidos.

O sentido tato, além dos demais sentidos humanos, só irá perder em importância para aquela experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial que afeta os tecidos de todas as partes do corpo humano, mais conhecida como a dor, sendo que cada indivíduo aprende, naturalmente, a utilizar esse termo no seu dia a dia, se valendo geralmente de suas experiências anteriores.

Sendo assim, nenhum ser humano normal necessitará do tato nem dos demais sentidos, para a identificação fática e/ou exata da existência de uma dor, seja ela crônica ou não, tal qual a dor de cabeça, a dor na nuca, a dor na testa, a dor de garganta, a dor de ouvido, a dor nos olhos, a dor de dente, a dor de estômago, a dor de barriga, a dor nas costas, a dor na lombar, a dor nos joelhos, a dor nas pernas, a dor nos pés etc.

Destarte, com uma dor, por mais simples que ela seja, atazanando as partes fundamentais e/ou qualquer um dos lados do seu corpo, o ser humano não tem muito o que fazer.

Em casos assim ele consegue até se livrar da dor de cotovelo que de vez em quando ataca alguns deles, sem a necessidade da aquisição de qualquer tipo de substância medicamentosa para combatê-la.

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 10/11/2023

Site do Escritor criado por Recanto das Letras